É normal os cabelos caírem?
Sim. Os cabelos são estruturas renováveis. Nascem, crescem e caem, num período de, em média, 6 anos.
Quantos fios por dia é considerado normal?
Entre 60 e 100 fios é considerado normal, dependendo da quantidade que a pessoa tem.
Como vou saber se meus cabelos estão caindo além da conta? É preciso contar fio por fio?
Não! Se você vir cabelos no travesseiro, depois de uma noite normal de sono, ou se você vir cabelos na área de trabalho, pode ser que eles estejam caindo mais do que deviam. Os cabelos que caem espontaneamente não são vistos.
Que fatores influenciam na queda dos cabelos?
São vários fatores, mas podemos agrupá-los em 3:
1. Fator genético: a pessoa nasce com uma informação genética para ter um afinamento e diminuição dos fios. Normalmente a queda não é visível, mas a diminuição sim. É o que acontece na calvície, por exemplo.
2. Fator hormonal: qualquer alteração dos hormônios, com ênfase nos da hipófise, tiroide, suprarrenal e ovários/testículos, pode causar queda.
3. Fator micronutricional: Baixas concentrações de nutriente, notadamente ferro, cobre, zinco e vitaminas do complexo B, podem causar queda. Assim, dietas muito restritivas podem levar à queda.
O uso de pílulas anticoncepcionais faz o cabelo cair? E dormir com o cabelo molhado?
Regra geral, a pílula melhora os cabelos, a não ser que ela seja feita de um hormônio masculino, que pode atrapalhar esta boa relação. Quanto ao cabelo molhado, o que vai ser ruim não é para o cabelo (ele não “apodrece”), mas a pessoa pode ficar resfriada com este hábito.
Prender os cabelos faz com que os fios se quebrem e caiam?
Não! Mas mantê-los presos e esticados por muito tempo pode levar a um tipo de perda de cabelos denominada alopecia de tração, que é grave.
Como evitar a queda dos cabelos? Há alguma coisa que possa ser passada no couro cabeludo para evitar que os cabelos caiam? E como fazer com que eles cresçam novamente?
Cada caso precisa ser estudado individualmente e, após descobrirmos a causa do problema, aí sim poderemos tratar. De nada adianta usar algumas loções ou xampus sem antes sabermos o que estava errado internamente. Queda é como a febre, precisamos baixá-la, mas precisamos antes de tudo descobrir o que está acontecendo.
O estresse pode fazer com que os cabelos caiam?
Sim. Quando nos estressamos criamos no nosso corpo um hormônio que ocupa o lugar dos nutrientes, levando à queda.
Soluções como comer cenoura e pepino, ou passar vinagre de maçã e óleo de alecrim no couro cabeludo realmente funcionam?
Não! Nada que seja tópico vai ter relação com crescimento de cabelos. E o cabelo é uma proteína que precisa de aminoácidos e sais minerais na dieta.
Que minerais são necessários para a saúde do cabelo?
Essencialmente o ferro e o zinco. Adicionalmente o manganês e o silício e eventualmente o cobre.
E quanto às ampolas de tratamento? Elas funcionam?
O importante é saber o que há dentro das ampolas. Se for um medicamento que a pessoa pode estar precisando, sim; senão, não.
A escolha do xampu e do condicionador influencia na queda dos cabelos? Xampus antiqueda funcionam?
Não. Xampus funcionam para deixar os cabelos mais bonitos, isto é, são produtos cosméticos e não interferem na queda.
Como é o tratamento para a queda dos cabelos?
Depende do diagnóstico, mas é essencialmente feito com medicações por via oral ou injetáveis, para corrigir o problema!
Como funciona o transplante de cabelo? Qual a diferença entre implante e transplante de cabelo?
Chamamos de transplante o ato de retirarmos fios de uma área e plantarmos em outra. O implante é quando usamos fios artificiais (de plástico) e que não fica bom e natural, além de se perderem facilmente. O transplante é uma cirurgia sob anestesia local com sedação, na qual tiramos fios da nuca e plantamos na região que queremos cobrir com pelos. Hoje fazemos transplantes apenas das células que vão produzir um novo fio (as células-tronco dos cabelos), dando um aspecto totalmente natural, sem aquele “cabelo de boneca” do passado.
O cabelo passou por duas tinturas em um espaço de tempo muito curto. Os fios ficaram ressecados e quebradiços. Como recuperá-los?
Podemos lançar mão de hidratantes ou banhos de óleo ou aplicação de queratina, tudo com a ideia de proteger o fio e fazer com que ele perca menos água.
|
2 |