Criar um Site Grátis Fantástico
Cabelos tingidos!!
Cabelos tingidos!!

Tinturas de cabelo e tratamentos: tire suas dúvidas!

 

451978_52323578Que tipos de tintas são considerados mais e menos agressivos?

Existem três tipos diferentes de colorações:


Coloração temporária
- que é removida na lavagem. Pode ter um intervalo menor entre uma tintura e outra, causando menos dano ao cabelo.


Coloração semipermanente
- que apresenta produtos de baixo peso molecular que penetram na cutícula do cabelo, as tinturas? chamadas “tom sobre tom”, que duram cerca de 10 lavagens.


Coloração permanente
- que apresenta uma gama de componentes químicos como o alcatrão. Normalmente pode causar mais danos ao cabelo, então é melhor um período mais prolongado, cerca de 30 dias entre uma aplicação e outra.

 

Ao comprar, como escolher a marca e as propriedades da tinta? Que tipos são recomendados?

Existem várias marcas diferentes de colorações. As mais indicadas são as que apresentam liberação da Anvisa, que são as mais comuns.


O uso de tinturas nos cabelos estimula sua queda?

Não, o ato de colorir os cabelos não causa sua queda. A função da coloração é apenas de pigmentar o fio. Mas se a coloração utilizada causar uma dermatite no couro cabeludo, isso sim pode causar queda capilar. Por isso que é melhor colorir os cabelos com profissionais especializados nessa área, evitando assim qualquer problema.


A tintura resseca o cabelo?

Depende muito do tipo de coloração. Se for utilizada uma coloração semipermanente, que apresenta menos componentes químicos, como, por exemplo, os tonalizantes, esses tendem ao não ressecamento dos fios.


Como fica o cabelo que passa por tratamentos químicos durante muito tempo?

Os cabelos que estão expostos sempre a produtos químicos ficam mais frágeis, facilmente quebradiços e com aspecto opaco.


De quanto em quanto tempo deve-se passar a tintura para que a cor fique bonita, mas não danifique o cabelo?

O cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, por esse motivo o melhor seria colorir os cabelos a cada 30 dias. Evitando assim o desgaste do fio.


O uso de descolorante (água oxigenada) danifica o cabelo?

Os descolorantes capilares – soluções de peróxido de hidrogênio que oxidam a melanina para coloração clara – podem causar irritações no couro cabeludo. O cabelo pode se danificar pelo excesso de produto usado e também pela aplicação repetida, deixando assim o fio quebradiço.


É recomendado fazer alisamento ou permanente logo após pintar o cabelo?

O permanente permite uma reconfiguração da fibra capilar enquanto ela estiver enrolada em volta de uma haste. Nesse processo são usados produtos que apresentam vários compostos químicos, como tioglicolato de amônia, que, se for aplicado impropriamente, pode causar dano extenso ao cabelo e ainda dermatite aguda.

O alisamento pode ser feito mecanicamente ou por uso de relaxantes químicos. O relaxamento danifica o cabelo, portanto cuidados especiais devem ser tomados quando for necessário relaxar o cabelo novo que cresce, para não sobrepor um relaxamento ao outro. Para evitar o efeito de duplicar o dano capilar, é melhor não alisar ou fazer permanente no mesmo dia que a coloração. E ainda existem alguns tipos de tinturas com metais pesados que impedem que seja realizado outro tipo de procedimento estético no cabelo.


Como saber se a cor do cabelo ficará igual à da embalagem da tintura?

Depende muito do tipo de tintura que foi escolhida. A tintura semipermanente, quando usada em cabelos não clareados, pode adicionar novos tons ao cabelo natural, cobrindo até 50% do cabelo grisalho, e ocasionalmente melhorar a aparência do cabelo previamente tingido, chamada tom sobre tom.

Já as tinturas de cabelo permanentes contêm substâncias que agem dentro da haste capilar para produzir coloração permanente, causando assim uma gama de tonalidades. Então, para ter uma cor de cabelo específica, é melhor procurar um profissional especializado para orientar na coloração.


É possível cobrir os fios brancos sem mudar a cor do cabelo?

Sim, usando a cor mais próxima da tonalidade do seu cabelo. Sendo que as tinturas permanentes são as mais indicadas para esconder os grisalhos.


A tinta usada no cabelo pode ser utilizada nas sobrancelhas?

Sim, mas existem tinturas que são específicas para sobrancelha. É melhor usar as que são indicadas apenas para isso, por exemplo, Henna, que é um tipo de coloração natural e que tem uma duração de menos tempo.


O que acontece se a tintura ficar por mais tempo no cabelo do que o indicado na embalagem?

O melhor é usar o tempo predeterminado pela embalagem, pois é o necessário para causar a coloração dos fios. Se for deixada por mais tempo, pode causar irritação no couro cabeludo e não mudar o efeito estético da coloração.

 

É recomendado pintar os cabelos? Ou o melhor de tudo é mantê-los virgens?

O ato de colorir o cabelo tornou-se altamente popular no mundo todo. Esses cosméticos versáteis permitem que homens e mulheres acrescentem luminosidade, mudanças de cor e disfarce para os cabelos grisalhos. Se forem usados com cautela não causam dano capilar. Optar por tinturas que não causem alteração na haste do fio.


Por que parte deve-se começar a pintar os cabelos?

Sempre iniciar a coloração pela inserção do fio e, se for necessário, aplicar nele todo.


Há cores que danificam mais o cabelo? Ou qualquer cor tem o mesmo efeito no cabelo?

Isso vai depender muito da cor natural do cabelo e da tintura escolhida.

 

Ao pintar o cabelo de preto, como fazer para voltar à cor original do cabelo sem esperá-lo crescer inteiramente? É possível?

As tinturas com pigmento escuro causam alteração da haste do cabelo, deixando assim a coloração escura dos cabelos. Esse efeito é duradouro e muito difícil de retirar. A despigmentação nesse caso é feita com cuidado e pode levar algum tempo. A melhor maneira é deixar o cabelo crescer e adquirir a cor natural, para depois então colorir novamente.


Durante a gravidez é recomendado pintar o cabelo?

Sim, atualmente a maioria das tinturas não apresenta metais pesados, como chumbo, que poderia causar danos. Escolha sempre as colorações liberadas pela Anvisa e consulte seu Dermatologista para receber uma melhor indicação.

Rating: 3.5/5 (106 votos)


ONLINE
1


Partilhe esta Página