O que é o piolho?
É um inseto, portanto possui seis pernas, não possui asas, não pula. É considerado um ectoparasito (infesta a parte externa do corpo das pessoas).
Como se pega o piolho?
A transmissão ocorre principalmente por contato direto. No entanto, há relatos na literatura especializada de transmissão indireta rara via fômites: escovas, bonés, pentes.
Como se descobre que se está com piolho e há sintomas?
É devido, principalmente, aos sintomas — coceira intensa —, podendo gerar inquietação e insônia nas pessoas infestadas. Quando associado a dieta inadequada, pode levar à anemia.
Como prevenir o piolho?
Evitar contato próximo de outras pessoas infestadas. No caso das crianças, as quais são alvo principal da pediculose (infestação por piolho) do couro cabeludo, torna-se necessário realizar uma vistoria diária no couro cabeludo pelos pais ou responsáveis para verificar a existência de piolho, ninfas e lêndeas (ovos). Caso haja presença desses estágios do ectoparasito, utilizar pente fino e óleos/cremes para cabelo, que facilitam a retirada do piolho.
É possível pegar piolho em outra parte do corpo a não ser na cabeça?
Há uma espécie de piolho que infesta a região pubiana (Pthirus pubis) e outra espécie que infesta a área do tórax denominada Pediculus human
|
1 |