O que é o joanete?
O joanete, nome popular da deformidade conhecida como hálux valgo (ou ‘hallus valgus’ – em latim), refere-se à formação de uma bursite com aumento de volume na região entre a parte proximal da falange proximal do hálux (final do dedão do pé) e o primeiro metatarsiano (na junta com o osso do primeiro metatarso). O joanete é chamado de hálux, nome científico do dedão do pé, e valgo, que corresponde ao desvio do dedão em relação ao corpo ou para fora, considerando-se o meio do corpo como ponto central do eixo do corpo.
Como o joanete aparece? A incidência é maior em atletas?
Comumente o joanete é notado em torno dos 30 anos, principalmente em mulheres, sendo a incidência sete vezes maior nas mulheres por ser familiar e o coeficiente de atrito entre o joanete e o calçado de salto com bico fino ser um fator desencadeante. Em casos mais graves pode ocorrer em adolescentes.
O uso de sapatos pode influenciar no joanete?
Normalmente ao andar dividimos nosso peso sobre os pés em cinquenta por cento na frente (antepé e mediopé) e cinquenta por cento na parte de trás dos pés (retropé). Ao usar o salto alto, a carga recai com maior intensidade na parte da frente dos pés (antepé/mediopé) cerca de até oitenta por cento, conforme a altura do salto usado, e desencadeia o joanete. Para piorar o quadro clínico de dor e aumento da deformidade associado ao uso do salto alto, é usado o bico fino, que comprime os dedos e agrava a patologia.
Ilustração: Kauê T. Freitas
Quais são os malefícios causados?
Provoca dor, inchaço (edema) e incapacidade ao uso de calçados fechados. Como a deformidade é progressiva, a paciente chega ao momento em que ou usa sapatos com buracos ou tem que andar descalça.
Como tratar?
Infelizmente todos os tratamentos conservadores não corrigem a deformidade. As órteses de uso noturno também não evitam a progressão do joanete.
Há casos em que é necessário passar por processo cirúrgico? Por quê?
Como dito acima, o tratamento cirúrgico é corretivo e definitivo. Atualmente a técnica cirúrgica é bastante diferente do passado, em que a cirurgia do joanete teve uma falsa imagem. A internação é de apenas um dia, podemos usar uma bomba para retirar a dor no pós-operatório, a fixação e a correção do joanete são definitivas e, além de não usarmos mais o gesso, colocamos a paciente para andar com um calçado especial cerca de cinco dias após o ato cirúrgico.
|
2 |